12 vantagens de ser um leitor voraz

Cada vez mais as pessoas estão aderindo o hábito da leitura, seja para estudar ou, na maioria das vezes, para se entreter. Infelizmente, ainda existem pessoas que perturbam perguntando “por que você lê tantos livros?”. Aqui vai uma lista de motivos para você responder.

1 – Você nunca fica entediado:

Está no aeroporto? Abra um livro! Transporte público? Abra um livro! Na sala de espera do médico? Abra um livro! Aula daquele professor chato? Abra um livro! Ok, não abra, seria desrespeitoso e te traria problemas, mas vocês entenderam o princípio.

2 – Você passa pela avaliação de um pretendente:

Saber que uma pessoa gosta de ler pode ser um filtro para pretendentes. Não é preconceito, é uma questão de preferencial, e isso vale para você filtrar pretendentes também. Se a pessoa não lê, e você gosta muito, talvez vocês possam ficar sem assuntos em comum – não sempre, obviamente, porque você fala sobre outras coisas também, mas pense nisso.

3 – Telepatia:

Enquanto muita gente fica presa em sua própria vida, você pode explorar novos mundos, novas pessoas, novas sensações, novos tudo. Lembram da frase de George Martin? Alguém que lê vive mil vidas. Ler é entender pessoas que estão em situações que você nunca teve de enfrentar, é como telepatia.

4 – Boa forma:

Você pode se exercitar enquanto lê. O que significa que você pode aprender coisas, exercitar a sua mente, mas também fortalece seus músculos. Quer um braço torneado e bonito? Leia! E se vocês acham que eu não estou falando sério, tentem ler A Tormenta de Espadas enquanto vocês estão na cama. Erguer aquilo, definitivamente, o deixa mais fortinho.

5 – Você tem assunto:

Lendo os livros, você fica por dentro do que vai rolar em adaptações, sejam para o cinema, seja para a TV em forma de seriado – o que, recentemente, tem se tornado cada vez mais comum. Leitor que é leitor sabe do que eu estou falando. Você provavelmente teve um amigo ou amiga que disse “Nossa, gosto tanto do Ned, ele vai vencer a guerra”, quando começou a assistir Game of Thrones na HBO.

6 – Você sabe citações:

Não existe nada mais romântico e charmoso do que alguém que saber citar algum pensador ou escritor certo, no momento certo. Vocês, leitores, sabem muito bem que “Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.

7 – Você sabe as palavras certas também:

É horrível quando você quer saber a descrição de uma pessoa e recebe um “ele era meio assim, só que mais alto, e meio assim, também, e tinha um jeito estranho de andar”. Você, que lê, obviamente sabe descrever uma pessoa ou um objeto com precisão.

8 – É fácil lhe presentear:

É muito incômodo saber o que não dar para uma pessoa. Saber que ela ama a leitura, já limita os presentes, de todos os objetos existentes a livros. Se o presenteador souber o seu gênero favorito, matou a charada. Você nunca vai dar trabalho para as pessoas quanto a isso, e, sério, isso é muito legal.

9 – Você é um bom entendedor:

As várias perspectivas dos personagens sobre uma mesma situação em um livro te fazem melhor em se colocar no lugar do outro, em entender diversos pontos de vista mesmo quando a situação não se trata de uma narrativa, e sim do mundo real.

 10 – Você não depende do tempo:

Se estiver chovendo muito e você não puder sair ou conectar a Internet, você pode ler. Para você, questões climáticas não são grande problema. Até mesmo se faltar energia elétrica, com uma vela, ou uma lanterna, seu livro será continuará bom do mesmo jeito. Só é bom não abusar disso, cuidar da vista prolonga sua vida como leitor.

11 – Bons leitores podem ser melhores escritores:

Aprender com os erros e acertos de outros autores é essencial para alguém que escreve, seja romances, textos técnicos, contos ou piada. Questões de estilo, normas gramaticais, vocabulário, a leitura te ajuda a produzir a sua própria criação.

12 – Ler o faz mais inteligente:

É isso mesmo galera! Embora todo mundo já meio que soubesse, foi provado em estudo que o hábito da leitura aumenta nossas ligações neurais, que são responsáveis pelo nosso nível intelectual. É fato, ser um leitor ávido te faz ter mais conexões, e, portanto, ser mais esperto.

 

Fonte: Cabine Literária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *