Beacon Vs NFC. Quem leva a melhor?

A NFC ou Near Field Communication (Comunicação por Proximidade de Campo) é uma conexão com tecnologia RFID que assim como o Bluetooth funciona por radiofrequência. É uma tecnologia presente em alguns eletrônicos que funciona de forma isolada ou combinada ao sistema Bluetooth, aumentando ainda mais seu desempenho.

Sua função faz com que o dispositivo Bluetooth reconheça e estabeleça uma conexão com menos de 1 cm de proximidade, sem a necessidade de ativação por código ou rastreamento de pontos de conexão. É a chamada conexão por proximidade.

rfid-set-03

O dispositivo de pareamento da NFC permite ainda uma conexão máxima de 20 cm. Pode parecer uma distância curta, mas ela é extremamente eficiente, pois facilita conexões rápidas de transmissão de dados.

Já o Beacon, ou iBeacon, é um protocolo localização desenvolvido pela Apple em 2013. Com o Beacon, o dispositivo iOS, Android ou Windows pode alertar aplicativos quando o usuário se aproxima ou sai de um local. Além de monitorar sua localização, o aplicativo reconhece quando você se aproxima de um Beacon, como o caixa de uma loja. Em vez de usar latitude e longitude (GPS) para identificar sua localização, o Beacon usa sinal de Bluetooth de baixa energia, detectado pelo dispositivo iOS.

O Beacon se diferencia dos demais meios de transmissão de dados por seu transmissor interagir somente com dispositivos que possuem o aplicativo habilitado, e em uma via única. Somente enviando os dados para esse aplicativo. Como não há troca de dados, a tecnologia não funciona como meio de pagamento, como o NFC. Por isso, consideramos o NFC mais completo.

Assim como a tecnologia NFC, o Beacon também pode ser utilizado para localização indoor e para envio de notificações por push, quando habilitadas pelo usuário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *