Gestão de Inventário: 4 dicas para analisar os dados coletados

gestão de inventário rtls rfid estoque

Redução de custos nas operações e eficiência nos serviços oferecidos. Para qualquer empresa que quer se manter competitiva no mercado, essas são estratégias fundamentais e uma das formas de torná-las parte da foco da empresa é através da gestão de inventário.

Esse processo é responsável por manter tudo organizado e garantir dados confiáveis para definir a dinâmica de trabalho na gestão do estoque, gestão essa que permitirá que você não gaste mais do que precisa e não deixe de vender por falta de produto.

Em virtude da importância do tema, elaboramos este post com 4 dicas práticas para você otimizar o processo de inventário através da análise de dados. Confira!

1. Utilize um software de monitoramento

Ter controle de todas as movimentações do estoque é a melhor forma para garantir a acuracidade dos produtos e evitar fraudes. Para conseguir esse controle, é preciso utilizar um software para cadastrar todas as mercadorias e matérias-primas, com informações como valor, peso, dimensões, localização, código, entre outros.

Esse controle é essencial para garantir o gerenciamento financeiro, deixando claro para o gestor quais itens precisa comprar e quando fazê-lo, levando em conta, inclusive, períodos sazonais. Além de mostrar quais itens precisam “desencalhar”, necessitando de promoções ou negociação com fornecedor.

2. Padronize os processos do inventário

O software escolhido não deve ter regras apenas para manuseio. É preciso desenvolver padrões para gerenciar de forma fácil categorias de produtos, classificação, paletização, entre outros.

Para minimizar os problemas durante o processo de padronização é preciso treinar a equipe, o que pode requerer um tempo considerável, dependendo do nível de dificuldade. Não se apresse, pois quanto melhor o treinamento, mais rápida a adaptação e menor a quantidade de erros.

3. Trabalhe com estoque reduzido

Trabalhando com os fornecedores certos e mantendo um controle de dados sobre a entrada e saída de mercadorias, você poderá estabelecer um estoque ajustado alinhando a previsão de demanda ao prazo de entrega.

Esse é um grande segredo para adotar um controle de estoques otimizado. Deve-se Trabalhar com estoque suficiente para atender as vendas e ter a reposição necessária no tempo certo, aumentando o seu giro.

Uma dica para otimizar ainda mais o seu estoque é manter um controle separado dos produtos que registram maior saída dos menos vendidos. Geralmente, os menos vendidos trazem maior lucratividade e não podem faltar; costumam ser aqueles mais difíceis de encontrar e que só sua loja tem.

Cuidado para não ficar sem disponibilidade desses produtos, afinal eles podem definir uma estratégia competitiva para seu negócio frente a seus concorrentes.

4. Use a gestão de inventário para ser Omnichannel

Ser Omnichannel significa estar onde o cliente está e integrar todos os canais da empresa, estreitando a relação entre você e o seu consumidor. Um exemplo prático é o cliente fazer uma compra no site e retirar o produto na loja física.

É importante que a empresa seja capaz de manter a disponibilidade de produtos, cumprindo o compromisso com o cliente e disponibilizando o produto independente se a compra foi feita na sua loja virtual, marketplace, televendas ou loja física.

Conseguir essa integração exige usar inteligência analítica na gestão do inventário, o que possibilita ainda cortar custos, acelerar ciclo de itens e manter o monitoramento de informações com alta-fidelidade.

A gestão de inventário, aliada à inteligência analítica é imprescindível para o sucesso dos negócios. Ela reduz os custos, otimiza processos e traz insights instantâneos que ajudará o gestor a agir de forma rápida e precisa. Aplique essas dicas e nunca mais sofra com falta de produtos, excesso de estoque e tenha total total controle sobre o seu processo omnichannel.

Gostou do conteúdo? Que tal deixar que outras pessoas do seu círculo também tirem proveito? Compartilhe essas dicas com eles em suas redes sociais!


Agora que você já sabe da importância de realizar um inventário acurado, que tal baixar nosso material exclusivo? Nele, incluímos várias dicas para te ajudar a realizar o inventário da sua vida! Baixe gratuitamente clicando aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *