Pagamento por Smartphone chega ao Brasil com tecnologia RFID

Pagamento será através da aproximação do celular da máquina de cartão e autorização do usuário. Sistema funciona com a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) conhecida como Near Field Communication (NFC), disponível em smartphones.

 

10 de agosto de 2016 – A Samsung, fabricante de TVs, smartphones e dispositivos móveis, lançou há poucas semanas no Brasil o Samsung Pay, apresentado como o 1º serviço de pagamento móvel da companhia com os principais parceiros financeiros na América do Sul. O sistema funciona com base na tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) conhecida como Near Field Communication (NFC), disponível em smartphones.

Segundo Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil, o novo sistema de pagamento via smartphone tem por objetivo facilitar a vida das pessoas, de modo seguro e conveniente. “Para os consumidores, após o cadastramento e validação de um ou mais cartões no aplicativo do Samsung Pay, o processo de pagamento se torna muito simples”, explica o executivo. “Basta abrir o aplicativo no momento da compra, selecionar o cartão desejado, validar o pagamento com a impressão digital do dono do cartão, previamente cadastrada no smartphone, e aproximar o celular do POS [máquina de cartão para pagamentos eletrônicos]”.

samsung

Passo a passo de como comprar com o novo sistema

 

Citrini afirma que o sistema funciona de forma rápida e segura, permitindo pagar sem o uso físico do cartão e que, após o pagamento, uma notificação aparece na tela do smartphone confirmando a transação. “O Samsung Pay funciona em praticamente qualquer lugar onde se possa inserir ou passar seu cartão”, declara. “O serviço combina as tecnologias NFC e MST [Transmissão Magnética Segura, em inglês, uma tecnologia proprietária da Samsung] e é compatível com cartões e dispositivos Samsung selecionados”.

De acordo com Citrini, nenhum dado é transmitido durante as operações, já que cada transação é efetuada apenas por códigos digitais criptografados, ou seja, dados que impedem pirataria. “Isso significa que as informações contidas nos cartões não são transmitidas e estão completamente seguras. As operadoras financeiras são as únicas que possuem permissão para ler o código, como acontece com os cartões físicos que são utilizados hoje em dia”.

Com o novo sistema, as informações de pagamento continuam sendo administradas pela rede e pela operadora do cartão. “O Samsung Pay é uma nova maneira de efetuar o pagamento. A nova solução não muda a maneira como as informações de pagamento são armazenadas ou manipuladas quando o consumidor faz compras. Além disso, o Samsung Pay usa codificação e autenticação dupla para proteger as informações do cartão de crédito”.

O serviço estabeleceu parcerias com grandes redes de pagamento, como MasterCard e Visa, para levar o pagamento móvel aos usuários. O Samsung Pay está sendo lançado com os principais emissores de cartão, incluindo Banco do Brasil, Brasil Pré-Pagos, Caixa, Porto Seguro e Santander.

#RFIDBrasil #RFID

Créditos: RFID Journal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *