Sistema de localização em tempo real: quais as aplicações?

Real Time Location System (RTLS) ou, em português, sistema de localização em tempo real é uma tecnologia que tem como objetivo monitorar e localizar itens, tanto objetos quanto pessoas e até mesmo animais, de maneira precisa e em tempo real.

Por se tratar de uma novidade preparamos este post para ajudar você a compreender o RTLS e os benefícios que seu uso pode trazer no meio empresarial. Então, não deixe de ler até o final para não perder nenhuma parte essencial!

Afinal, como funciona a localização em tempo real?

A tecnologia de localização em tempo real possibilita o rastreamento e posicionamento exato de um objeto, ou mesmo pessoas, em tempo real — como o próprio nome se refere. Continuar lendo

Coletor de dados: o que é e qual sua importância

Ao longo das últimas décadas, os valores das empresas foram mudando, conforme a sociedade e a evolução tecnológica. Se há algum tempo, o patrimônio era considerado o principal ativo de um negócio, hoje em dia, as informações e o controle dos dados sobre a própria empresa e o mercado em geral passaram a ser o foco principal de muitas organizações. 

Afinal, quem tem controle sobre os dados gerados pelo próprio negócio consegue identificar mais facilmente possíveis gargalos e preencher lacunas que antes demoravam muito mais para serem percebidas. No texto de hoje, vamos falar mais sobre o coletor de dados e como ele pode auxiliar o dia a dia da sua empresa. Boa leitura! Continuar lendo

Tecnologia: conheça 5 empresas que usam RFID

A tecnologia RFID vem sendo estudada e aprimorada para prover soluções para as empresas. Ela trouxe automatização para os processos de estoque, controle de acesso em eventos, identificação de produtos, entre outros. A utilização dessa tecnologia provê redução de perdas (furtos, extravios, defeitos) para as empresas.

Conheça 5 empresas que usam RFID:

1.    Thyssenkrupp

A Thyssenkrupp utiliza RFID para agilizar o processo de embarque de placas de metal. Cada placa possui uma etiqueta RFID. Ao embarcar essa placa no navio, o leitor lê o código RFID dessa placa e envia os dados dela para o sistema do porto. Dessa forma o sistema sabe as informações de peso, material e que a placa está dentro do navio. Essa tecnologia agiliza o processo de embarque, evitando assim que o navio fique parado por muito tempo no porto. Continuar lendo

IoT: o que é?

A tecnologia avança a cada dia, facilitando a vida pessoal e o trabalho. A internet tradicional, como conhecemos, tem pouco mais de duas décadas. Agora, o que começa a ganhar destaque é a internet das coisas, um sistema relativamente novo, que promete surpreender nos próximos anos.

Confira o post que preparamos e esclareça suas dúvidas sobre o assunto!

O conceito de internet das coisas

Internet das coisas (IoT – Internet of Things) significa conectar itens do mundo físico com a rede mundial de computadores. Com o passar do tempo, as duas realidades devem estar interligadas por total. Continuar lendo

Porque utilizar pulseiras em eventos?

O uso de pulseiras de identificação em eventos está fazendo cada vez mais sucesso no Brasil. Essas pulseiras já são famosas por estarem presentes em festivais como Lollapalooza, por exemplo. São dispositivos úteis que, além de serem um investimento para a sua marca, facilitam a circulação do público e aumentam a segurança.

Quer entender um pouco mais sobre por que usar pulseiras em eventos? Dê uma olhada na lista que preparamos para você!

1. Intensificam a segurança

As pulseiras de identificação são uma boa maneira de evitar fraudes nos seus eventos, já que são intransferíveis. Uma vez que a pulseira é colocada, a pessoa não pode mais retirá-la. Com isso, a segurança do seu evento aumenta, já que é possível ter o controle de quem entra e quem sai de cada área. Continuar lendo

Vale a pena investir e implantar a tecnologia RFID?

Com o avanço tecnológico e a globalização, a competitividade e produtividade das empresas deram um grande salto. A comunicação está cada vez mais veloz e novas ferramentas surgem a cada dia, e uma que está ganhando cada vez mais espaço é a tecnologia RFID.

Essa tecnologia pode ser aplicada nos mais variados tipos de negócio, como na indústria automotiva, identificação e rastreamento de contêineres, bibliotecas, equipamentos eletrônicos e, um dos seus principais usos, embalagens de produtos. Continuar lendo

[e-book] Indústria 4.0 – Download gratuito

Indústria 4.0 vai mudar o mercado e seu emprego! Entenda o que é, seus princípios e os impactos no mundo.

Também denominada “Quarta Revolução Industrial”, consiste na automação e troca de  dados realizados pelas organizações por meio de ferramentas tecnológicas como: Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, entre outros.

Conheça as 5 principais feiras de automação no Brasil e mundo

feira automação rfid iot indústria 4.0

Quem é fã de automação ou trabalha no setor tem uma série de datas importantes para marcar no calendário. Durante todo o ano, são realizados eventos sobre o tema no Brasil e em vários cantos do mundo.

Essas feiras de automação reúnem os principais profissionais do ramo e as empresas mais badaladas, o que pode significar uma grande oportunidade de negócio. Além disso, em várias delas são divulgadas novidades da área que ganharão o mercado em breve.

Quer saber quais são elas, quando acontecem e por que são tão importantes? Confira tudo isso a seguir: Continuar lendo

O que são etiquetas inteligentes RFID e como utilizá-las

etiquetas inteligentes RFID

Na atualidade, a identificação dos produtos no estoque pode ser um grande desafio para os gestores, prejudicando a otimização dos processos logísticos nas empresas. O uso de etiquetas inteligentes RFID pode ser a solução ideal para esse problema, trazendo vários benefícios para a logística.

Confira, no artigo de hoje, o que são as etiquetas inteligentes de RFID e descubra por que vale a pena investir nessa tecnologia!

Afinal, o que são as etiquetas de RFID?

As etiquetas de RFID, também conhecidas como etiquetas inteligentes, representam uma inovação tecnológica que contribui cada vez mais para a otimização dos processos logísticos nas empresas. Continuar lendo

Conheça as 4 formas de codificação de mercadorias

codificação de mercadorias rfid

A codificação de mercadorias é a segunda etapa da classificação de materiais e consiste na atribuição de um código representativo ao produto, possibilitando a identificação da mercadoria e suas características.

Sua proposta é padronizar dados, a fim de agilizar a identificação e localização de produtos e permitir o uso de um sistema de informações. Dessa forma, sua utilização facilita o fluxo de informações na cadeia logística.

Fundamental para uma boa administração dos estoques, a codificação se dividiu em formas variáveis. É importante conhecê-las para apostar naquela mais adequada à estrutura e às necessidades do seu negócio. Continuar lendo