As maravilhosas bibliotecas brasileiras

Não há como negar que as bibliotecas tem um charme próprio, passa anos e elas estão lá, cheias de historias para contar. Suas estruturas chamam  a atenção  de quem passa por elas.O Brasil está cheio de grandes e lindas bibliotecas.

SÃO PAULO

Bibmarioandrade001

A Mário de Andrade foi fundada em 1920 e é a segunda maio biblioteca do Brasil. Perdendo apenas para a Biblioteca Municipal do Rio de Janeiro. O local ficou ainda mais bonito com a reforma que sofreu em 2011. A biblioteca conta com um grande acervo de coleções fixas no páis. Sempre há exposições, debates e até programas de tv, se tornando então um point na agenda cultural paulistana.

 

BELO HORIZONTE

biblioteca_publica

A Biblioteca Pública Estadual Luiz da Bessa, foi fundada na década de 50, e o seu projetor foi o inigualável Oscar Niemeyer. O edifício faz parte do ” Circuito  Cultural Praça da Liberdade”, que reúne outros prédios históricos. O prédio é uma grande obra de arte e conta com enormes exposições de livos, mapas  e manuscritos. A entrada é gratuita e fechada aos domingos.

 

BRASILIA

Biblioteca-Nacional-de-Brasília

Praticamente como toda Brasilia, a Biblioteca Nacional de Brasilia também foi feita por Niemeyer. Foi inaugurada em 2002. A biblioteca conta com computadores rápidos  e o wi-fi é gratuito.

 

RIO DE JANEIRO

Biblioteca_nacional_rio_janeiro

A Biblioteca Nacional do Brasil  é a maior da América Latina. Por fora ela parece um palácio e por dentro parece um museu europeu.  Conta com acervos antigos  e há peças raras trazidas pela D. Maria I.

 

CURITIBA

Biblioteca_publica_do_parana_curitiba_01

A Biblioteca Pública do Paraná foi construído na década de 50 e é uma das principais atrações turística da cidade. A pequena biblioteca possui um acervo enorme, infelizmente poucos são expostas ao público. é preciso solicitar há um funcionário para possui acesso ao material.  A biblioteca funciona de segunda a sábado.

 

fonte: ISSUU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *