Como fazer o balanço patrimonial de forma fácil

A organização financeira de uma empresa depende de diversos aspectos, e a correta elaboração e interpretação do balanço patrimonial podem ser um diferencial para o seu processo de tomada de decisão. Além de mostrar o momento atual da sua organização, o balanço patrimonial ajuda a controlar outras áreas, como estoques, vendas e os resultados da empresa para o futuro.

Neste post, você vai entender melhor o que é balanço patrimonial, como fazê-lo de forma fácil e a importância que ele tem para a sua organização. Confira:

O balanço patrimonial

Pode-se dizer que o balanço patrimonial é uma foto da empresa em uma determinada data, ou seja, ele mostra a situação patrimonial daquele empreendimento em um dado momento.

Assim, os valores que estão lá apresentados são relativos ao momento em que o balanço foi elaborado e, atualmente, já podem ter sido alterados devido a operações do dia a dia.

O balanço patrimonial é uma demonstração obrigatória para boa parte das empresas e está representado por 2 lados: o do ativo e o do passivo.

O Ativo fica do lado esquerdo da demonstração e representa todos os bens e os direitos da empresa. Já o passivo, que fica do lado direito, está ligado às obrigações e apresenta o patrimônio líquido (também conhecido como riqueza líquida), já que é o valor pertencente aos sócios.

Os grupos contábeis do balanço patrimonial

Além das 2 divisões apresentadas, o balanço patrimonial se divide em outros grupos. O ativo está subdividido em ativo circulante e não circulante, e essa classificação ocorre de acordo com o grau de liquidez das contas.

Sendo assim, as contas com maior liquidez — como o caixa e os bancos — estão dentro do circulante, e aquelas com menor liquidez ficarão classificadas dentro do não circulante — móveis e utensílios, por exemplo.

No passivo, a classificação é a mesma: circulante e não circulante. No entanto, o grau de classificação é o de exigibilidade. Assim, fornecedores e salários serão apresentados no início da demonstração, e empréstimos e financiamentos dentro do não circulante.

Por fim, no patrimônio líquido aparecerão contas como:

  • capital social;
  • prejuízos acumulados;
  • reservas;
  • entre outras.

A elaboração do balanço patrimonial

O balanço patrimonial deverá ser elaborado com um software de gestão integrada que permita o registro das mutações patrimoniais das diferentes áreas da empresa. Esse processo deve ser elaborado mensalmente para que a empresa tenha todas as informações atualizadas e, no final do ano, quando ela precisar fechar o balanço, terá mais facilidade no processamento das informações.

Além disso, a elaboração periódica do balanço patrimonial é essencial para aqueles que querem ter um controle eficiente do estoque, já que com o auxílio dessa demonstração fica ainda mais fácil controlar todas as compras, movimentações e vendas.

O balanço patrimonial também auxilia na elaboração e controle do fluxo de caixa, ferramenta eficaz no controle das finanças e de planejamento de empresas que buscam soluções inteligentes e inovadoras.

O papel da tecnologia no balanço patrimonial

Com o avanço tecnológico na sociedade, surgem ferramentas cujo principal objetivo é facilitar a execução de tarefas repetitivas, de pouco valor agregado, e que se tornam sucetíveis ao erro humano. Para o balanço patrimonial, não é diferente: o uso de ferramentas como ERP, softwares de gestão de estoque e a implementação da tecnologia RFID podem economizar tempo, dinheiro e hora-homem de uma empresa. Ainda, aliando a tecnologia ao balanço patrimonial, garante-se a acurácia dos dados, além de proporcionar maior agilidade e confiabilidade dos resultados obtidos.

Neste post, você compreendeu que o balanço patrimonial, além de ser uma demonstração obrigatória, auxilia a sua empresa em diversos aspectos — principalmente naqueles ligados ao processo de tomada de decisão.

Quer saber mais sobre o balanço patrimonial? Então deixe um comentário e compartilhe as suas dúvidas conosco!


LEIA MAIS

inventario eficiente simples rfid iot omni channelAgora que você já sabe da importância do Balanço Patrimonial para a manutenção de um inventário acurado, que tal baixar nosso material exclusivo? Nele, incluímos várias dicas para te ajudar a realizar o inventário da sua vida! Baixe gratuitamente clicando aqui

A RFID busca sempre trazer o que há de mais novo no mundo tecnológico para você! Disponibilizamos sempre novos artigos, posts e publicações com análises contemporâneas para que você possa se manter atualizado das tendências e inovações. Quer conhecer todos as nossas publicações? Acesse aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *