[e-book] Desvendando a tecnologia RFID em Bibliotecas

A tecnologia RFID em bibliotecas – compreendendo suas funcionalidades na prática

A tecnologia RFID — Identificação por Radiofrequência — já vem causando um grande impacto positivo em bibliotecas em âmbito nacional. As chamadas etiquetas inteligentes possuem pequenos chips, uma antena, um transceptor e um transponder ou etiqueta de RF. O transceptor faz a leitura do sinal e transfere os dados para um dispositivo leitor, enquanto o transponder ou etiqueta contém o circuito de informações a ser transmitido. Já a antena repassa a informação para o leitor, que converte as ondas de rádio do RFID para informações digitais. Depois de convertidas, então, elas podem ser lidas e tratadas por um computador.

Seu princípio de funcionamento é a propagação das informações contidas no chip por ondas de rádio em uma frequência específica sem a necessidade de contato seja físico ou visual. As etiquetas de RFID em bibliotecas são passivas e se energizam a partir dos leitores e retornam as informações contidas as no chip que serão processadas pelos mesmos.

A tecnologia RFID possui várias frequências sendo que aplicáveis em bibliotecas as mais comuns são HF (high frequency) ou Alta frequência e UHF (ultra high frequency) ou seja ultra alta frequência.

  • A HF (alta frequência) é a mais antiga e que tem apenas um modelo de etiqueta variando somente o tamanho mas sendo sempre uma etiqueta gigante com uma enorme área de papel visível.
  • A UHF (ultra alta frequência) por ser mais moderna (a mesma frequência dos nosso smartphones) permite uma variedade grande de etiquetas, antenas e leitores.

O uso da tecnologia RFID em bibliotecas vai desde a gestão de inventário como a de circulação de materiais e antifurtos, dentre outras. Ou seja, essa tecnologia facilita o controle e gestão de acervos em bibliotecas, independente do tamanho e área delas.

desvendando tecnologia rfid bibliotecas

Gostaria de saber mais detalhes sobre a tecnologia RFID e sua implementação em bibliotecas, de forma didática e ilustrada?

Baixe agora o nosso e-book exclusivo, de graça!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *