Estantes Inteligentes – O futuro das bibliotecas chegou ao Brasil

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Há alguns anos já se discutia a extinção do livro impresso. Mesmo contra os pensamentos dos amantes dos livros físicos, muitos já pronunciavam que os substitutos naturais deles, seriam as parafernálias tecnológicas, conhecidas como e-books, tablets e outros. Entretanto, pesquisas recentes mostram que o fim dos livros impressos, se um dia acontecer, ainda está longe de chegar. Prova disso, são os números da mais recente pesquisa da consultoria Forrester Research. De acordo com o estudo, os aparelhos eletrônicos para leitura de livros, ou e-readers, devem cair de 5,8 milhões de unidades projetadas para este ano para 2,3 milhões em 2017.

Neste cenário, as bibliotecas devem empregar ferramentas modernas que liberem os seus funcionários para funções inteligentes, e não repetitivas, que demandem o contato humano, como orientação em pesquisas e processamento de obras.

Resguardando a paixão de muitos pelos livros impressos a RIFIDBrasil – Gateway Library & Solutions (www.rfidbrasil.com), unidade de negócio da Gunnebo Gateway Brasil (www.gateway-security.com.br), líder nacional em soluções tecnológicas para a proteção eletrônica de mercadorias no varejo e uma das maiores companhias do mundo na área de segurança, apresenta ao mercado nacional a inédita tecnologia da Estante Inteligente que soma a agilidade operacional para a biblioteca e privacidade para os leitores.

Agilidade, pois, tradicionalmente, os sistemas de devolução consistem em “bocas de lobos”, cujos livros devolvidos necessariamente precisam passar por um ou mais funcionários da biblioteca que reativam os sistemas de segurança e os devolvam às estantes. Processo que demanda tempo dos funcionários e paciência dos leitores, até terem a obra novamente à disposição. Com a Estante Inteligente, o próprio leitor pode colocar o livro em uma das prateleiras e tanto a devolução quanto a reativação da proteção do livro serão processadas automaticamente. “Assim, o próximo leitor desta mesma obra, poderá retirá-la da estante logo a seguir e o ciclo de empréstimos e devoluções é reiniciado de uma forma rápida e moderna, potencializando principalmente os empréstimos dos livros mais procurados”, esclarece Jorge Abrunhosa, engenheiro eletrônico da RFID Brasil – Gateway Library & Solutions.

O equipamento também dispõe de um totem em que o leitor terá a confirmação da operação e opcionalmente poderá imprimir um recibo que comprova a devolução ou envia o documento por e-mail. “Além disso, os leitores poderão fazer empréstimos de obras polêmicas, por exemplo, de maneira muito mais privativa já que a tecnologia dispensa a interação com os funcionários da biblioteca”, explica Jorge.

Além dessa novidade, os visitantes poderão conhecer as tendências do mercado, como as etiquetas eletrônicas de diferentes formatos e apresentações para os mais variados tipos de mídias. Denominada como Cabelo de Anjo, a etiqueta é inserida no material a ser rastreado e, por meio de leitores controlados por software, desenvolvido pela própria RFIDBrasil, garante a segurança, identificação, inventário, rastreamento, organização de estantes, automação de processos por máquinas de triagem automática e terminais de autoatendimento destinados a empréstimos e devoluções de obras e controle de acesso dos leitores. Também nos estandes da Gunnebo Gateway Brasil terão os leitores do tipo portal que são quase imperceptíveis e que oferecerem segurança e atuam no gerenciamento inteligente do acervo. Suas dimensões são reduzidas e fixadas nos cantos superiores das paredes laterais que formam um corredor de passagem. Cada configuração destina-se a uma finalidade. “O cliente que está em busca de algo ostensivo, deve procurar a configuração do tipo portal convencional. Já quem procura algo mais leve, discreto e elegante, pode optar pela configuração quase invisível”, afirma Gláucia Gomes, gerente geral da RFIDBrasil.

“A gama de produtos ofertados aqui no Brasil possibilita a implantação de soluções customizadas às reais necessidades de cada cliente. Com fácil integração ao software de gerenciamento e com opção de hibridação tecnológica os clientes que possuem soluções tecnicamente defasadas ou descontinuadas, podem migrar para a nova tecnologia ofertada pela RFIDBrasil sem descontinuidade operacional”, diz o engenheiro eletrônico. “Isto é assegurado em todas as etapas do ciclo de vida do produto, não somente pela constante pesquisa e inovação no desenvolvimento e fabricação dos produtos, mas também, pela alta qualificação da equipe técnica da Gunnebo Gateway Brasil, responsável hoje, por uma base instalada de mais de mil clientes no segmento de bibliotecas e congêneres somente no Brasil”.

Fonte:  Versátil Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *