O que são etiquetas inteligentes RFID e como utilizá-las

Na atualidade, a identificação dos produtos no estoque pode ser um grande desafio para os gestores, prejudicando a otimização dos processos logísticos nas empresas. O uso de etiquetas inteligentes RFID pode ser a solução ideal para esse problema, trazendo vários benefícios para a logística.

Confira, no artigo de hoje, o que são as etiquetas inteligentes de RFID e descubra por que vale a pena investir nessa tecnologia!

Afinal, o que são as etiquetas de RFID?

As etiquetas de RFID, também conhecidas como etiquetas inteligentes, representam uma inovação tecnológica que contribui cada vez mais para a otimização dos processos logísticos nas empresas.

A tecnologia da identificação por rádio frequência (radio-frequency identification, no idioma inglês) foi desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial para ser usada nos sistemas de defesa antiaérea, realizando a identificação de aeronaves inimigas.

De lá para cá, o sistema RFID foi absorvido pelas indústrias, tornando-se uma das ferramentas mais utilizadas em logística e distribuição, tornando a identificação de produtos um processo mais simples, que oferece outras possibilidades de aproveitamento para as empresas.

Vamos entender melhor como as etiquetas de RFID funcionam!

Como o sistema RFID funciona?

Resumidamente, o sistema RFID é formado por:

  • uma antena;
  • um transceptor, que transfere a informação por meio de um sinal para o dispositivo leitor;
  • um transponder, que é a etiqueta de rádio frequência propriamente dita e contém o circuito com a informação que será transmitida.

A antena do sistema emite o sinal contendo a informação do circuito integrado para o leitor, que transforma as ondas de rádio em dados digitais, que podem ser lidos pelos computadores e, a partir de então, analisados e utilizados para os mais diferentes fins.

A simplicidade da tecnologia utilizada no sistema RFID torna possível o seu emprego em diferentes situações, permitindo às empresas simplificar os processos gerenciais e operacionais realizados diariamente.

Quais são os benefícios e as possibilidades de uso dessa tecnologia?

Assim, as etiquetas inteligentes RFID têm vasto emprego na logística, facilitando o controle de estoque por meio da identificação inteligente dos produtos, o que evita erros no balanço ou na gestão de compras.

Tudo isso com a vantagem de serem perfeitamente utilizáveis em condições extremas, como altas temperaturas ou umidade excessiva, sem haver danos que prejudiquem a leitura e a transmissão das informações.

Além do controle de estoque, a tecnologia RFID facilita o rastreamento e monitoramento de cargas, ajudando as empresas a realizar as entregas com mais agilidade e transparência.

Esse fator é muito importante, sobretudo, para promover a satisfação dos clientes e melhorar o relacionamento das empresas com as transportadoras parceiras, facilitando a adequação dos processos.

Outros benefícios do sistema RFID

No comércio, essa também é utilizada como mecanismo antifurto, ajudando os lojistas a evitar as perdas e diminuir os prejuízos e com a acurácia de se identificar exatamente o item furtado por conta da informação emitida pelo chip.

Em breve, as etiquetas inteligentes RFID também poderão ser utilizadas pelos comerciantes brasileiros para possibilitar o pagamento de compras com o uso do telefone celular. O banco receberá as informações lidas descontando o valor diretamente na conta dos clientes.

Na industria as etiquetas RFID podem ter em seu chip a programação de maquinas automatizadas e auxiliar em todo processo fabril.

Outra vertente do emprego inovador da etiquetas inteligentes RFID é a antipirataria já que o produto original pode vir de fábrica etiquetado e no chip gravado o numero EPC global do fabricante qual pode ser lido e reconhecido internacionalmente por conta da padronização internacional, assegurando assim a originalidade do produto.

De fato, o uso da tecnologia RFID não tem limites. Esportistas, criadores de animais, empresas que fazem segurança em eventos e até a indústria automobilística estão renovando as práticas por meio das etiquetas inteligentes RFID.

Ao final do nosso artigo, fica claro o quanto um sistema inteligente de etiquetas pode ser extremamente bem aproveitado pelas empresas. Com o RFID é possível, além de otimizar os processos gerenciais e operacionais, reduzir custos e aumentar a produtividade.

Quer saber mais sobre o uso e as vantagens das etiquetas de RFID? Deixe sua pergunta nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *