Conheça as 5 principais feiras de automação no Brasil e mundo

feira automação rfid iot indústria 4.0

Quem é fã de automação ou trabalha no setor tem uma série de datas importantes para marcar no calendário. Durante todo o ano, são realizados eventos sobre o tema no Brasil e em vários cantos do mundo.

Essas feiras de automação reúnem os principais profissionais do ramo e as empresas mais badaladas, o que pode significar uma grande oportunidade de negócio. Além disso, em várias delas são divulgadas novidades da área que ganharão o mercado em breve.

Quer saber quais são elas, quando acontecem e por que são tão importantes? Confira tudo isso a seguir:

1. CES

A Consumer Electronics Show (CES) é considerada uma das maiores feiras do mundo para tecnologia em geral. Ele é o primeiro grande encontro do ramo em todos os anos, realizado sempre em janeiro, em Las Vegas, no estado norte-americano de Nevada.

Os estandes e conferências trazem apresentações de todas as partes do mundo com produtos, aplicativos e serviços de tecnologia de ponta da indústria 4.0. Como a CES é bastante direcionada ao público consumidor, vários dos aparelhos já têm data de lançamento para os meses seguintes.

A Internet das Coisas (IoT), especialmente na automação de produtos da casa (como termostatos, portas e eletrodomésticos), foi um dos destaques dos últimos anos. Outros temas que estão em evidência também recebem bastante atenção por lá, como o Big Data.

2. CeBIT

A feira CeBIT significa Centro de Automação de Escritório, Tecnologia da Informação e Telecomunicação e ocorre desde a década de 1970 em Hanover, na Alemanha. O espaço de exibição de 450 mil m² tem estandes de demonstração, além de auditórios.

Esse é o evento mais badalado do planeta em telecomunicações e Tecnologia da Informação (TI). Isso porque aceita a participação de todos os segmentos do mercado de automação, sendo o mais diversificado em público e representantes.

Na edição de 2017, nossos parceiros da AsReader estiveram presentes com um leitor RFID UHF que usa smartphone como interface interativa.

3. RFID Journal LIVE!

Esse é um evento mais voltado ao mercado profissional organizado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) focado em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de identificação via radiofrequência (RFID).

A conferência junta alguns dos maiores nomes do setor, que passam dias compartilhando conhecimento. Entre as atividades, estão a apresentação de artigos e demonstrações práticas.

O RFID Journal LIVE! 2017 foi realizado em Phoenix, no estado norte-americano do Arizona. Ele premiou a empresa Onis Data na categoria “Best Use of RFID in a Product/Service” solução implementada pela empresa RFID Brasil com parceria com a Mojix realizada no Carnaval do Rio deste ano.

4. IOT Solutions World Congress

O IOT Solutions World Congress é considerado o evento internacional mais importante da área de Internet das Coisas.

Os painéis incluem discussões sobre manufatura, construção, energia, logística e transporte autônomo conectado. Essa também é uma ótima oportunidade de exposição para marcas iniciantes apresentarem projetos ao lado de gigantes como Intel e Microsoft.

Ele é organizado desde 2015, sendo o mais recente desta lista. A edição deste ano acontece de 3 a 5 de outubro em Barcelona.

5. Autocom

Procurando um evento de automação no Brasil para conferir de perto? A Autocom acontece desde 1997 e é o principal encontro comercial do setor em toda a América Latina.

Startups, fabricantes, distribuidoras e revendas participam de debates, exposições e conferências sobre RFID, e-commerce, meios de pagamento e periféricos, entre outras tecnologias.

A edição de 2017 aconteceu em abril, em São Paulo. Foram mais de 61 marcas expositoras e 6,5 mil visitantes.

Agora que você conhece as principais feiras de automação o mundo e até um exemplo no Brasil, é só ficar ligado nas novidades do mercado ou até preparar as malas para visitar algumas delas. Curtiu o conteúdo? Então compartilhe o texto em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *