A ferramentaria inteligente como estratégia de gestão:
A gestão eficiente da ferramentaria é parte da gestão 4.0 nas indústrias modernas, já que a sistematização das práticas e processos é o pilar deste modelo de gestão inteligente.
A ferramentaria por sua vez, por ser uma área vital nas indústrias de transformação, vem demandando cada vez mais uma atenção especial, já que repor ferramentas extraviadas, fazer a procura de ferramentas perdidas ou mal arquivadas, paralisar uma etapa da produção por falta da ferramenta específica ou ainda comprar em excesso para manter disponibilidade, dentre outros, é desperdício de tempo e capital, o que implica em redução de produtividade como um todo.
Cenário atual:
A movimentação tradicional destes itens inclui a requisição de materiais, normalmente por meio de formulários impressos, cuja separação é manual, e sua conferência também. Dessa forma, muitas das vezes o setor demanda de um colaborador para se empenhar no processo de conferir, completar os formulários, assinar e arquivar a papelada.
Tudo isso ocupa um tempo precioso de produtividade, sem falar na falta de visibilidade dos itens e processos envolvidos.
As indústrias vêm investindo continuamente em software de produção industrial de última geração para aumentar a sua produtividade e gerirem todo o processo digitalmente, mas esbarram ao longo do processo com entraves como estes, que é a separação física, a disponibilização e controle das ferramentas por processos manuais, desprovidos de automação, o que toma tempo e é de baixo valor agregado. É nessa hora que a automatização deste processo vem completar e agregar inteligência ao processo.
Falta de visibilidade
Esse processo manual, além de ter seus dados descentralizados e gerar dificuldade no acesso às informações, é sem dúvida um problema recorrente. Sendo dessa forma, os processos resultam em ações mais demoradas e passíveis de falhas, gerando insatisfação e prejuízos.
A gestão da ferramentaria é a estratégia para um controle efetivo, que gera melhoria de produtividade, facilita a gestão de uso e a visualização de disponibilidade das ferramentas, garantindo assim agilidade na retirada e devolução das ferramentas e reduzindo significativamente o tempo em tarefas improdutivas, de modo a alcançar maior produtividade.
Mas o que seria uma Ferramentaria inteligente?
Uma ferramentaria inteligente é capaz de agregar automação ao processo de separação, conferência, e atribuir responsáveis em utilização ao kit separado, conferindo com a requisição realizada pelo software de produção industrial, checar a devolução e finalizar todo esse processo de forma automática e com dados registrados em uma base de dados local. Coordenando todo o processo de retirada e devolução das ferramentas, tudo isso de forma automatizada, sem a necessidade de esforço físico do colaborador.
Como isso é possível?
Cada ferramenta é identificada por um chip eletrônico e receberá uma identidade única e inequívoca, e durante todo o processo de movimentação ela é lida pelos sensores eletrônicos que coletaram estas informações que, posteriormente, serão analisadas, tratadas e checadas conforme o processo estabelecido. Além de tudo isso, será possível associar ao usuário a retirada e devolução das mesmas.
Adicionalmente, todos os dados coletados poderão ser analisados por uma inteligência artificial, permitindo ao gestor tomadas de decisões preditivas.
Caso de uso:
METRÔ RIO
Combinando tecnologia, inovação e praticidade no dia a dia do Centro de Manutenção do MetrôRio implementou um sistema de automação para circulação de ferramentas.
A ideia de ter um armário inteligente equipado com a nossa tecnologia RFID surgiu da necessidade de rastrear, identificar, realizar empréstimos e facilitar a busca por equipamentos compartilhados entre as equipes do CM.
A iniciativa surgiu entre os supervisores e coordenadores de manutenção e, para implementá-la, a nossa empresa, especializada em tecnologia RFID e gestão de ferramentas, que aplicou a ideia em um dos armários do Centro de Manutenção.
Após a etiquetagem e identificação dos itens selecionados, foi instalado um software de controle e rastreio da utilização das ferramentas.
O armário inteligente passou por um período de testes e foi colocado em operação definitiva em maio de 2023.
“Como resultado da implantação dessa tecnologia, tivemos muitos ganhos relacionados à produtividade e eficiência, como a localização, em tempo real, das ferramentas a partir de um computador ou aplicativo; contagem, conferência, busca e pesquisa de itens mais rápidas e eficientes e acesso ao histórico completo de empréstimos e devoluções das ferramentas por usuário”,
- Wei Cheng, Coordenador de Serviços Programados.
Fonte: MetrôRio - Linkedin
Recentemente no 51ª Reunião do GPAA (GRUPO PERMANENTE DE AUTOAJUDA NA ÁREA DE MANUTENÇÃO METROFERROVIÁRIA) que aconteceu na sede do Metrô Rio entre os dias 08/09/10 de Novembro de 2023, com presença das principais empresas de transportes do país, temas relevantes para o setor foram discutidos e experiências compartilhadas.
Dentre as tecnologias ali compartilhadas o Armário inteligente apresentado pelo Wei Cheng , coordenador de serviços programados do Metrô Rio, teve destaque na área de manutenção, sua experiencia pode ser conferida neste vídeo.
SABÓ
Líder na produção de retentores, juntas e sistemas de vedação, destaca-se no cenário da indústria automotiva, com histórico de investimento em melhorias continuadas e tecnologias para aprimoramento da qualidade e produtividade focou em resolver um gargalo cuja questão central era a ineficiência no controle de inventário no almoxarifado da manutenção, causada por discrepâncias na baixa de componentes retirados, dificultando o processo de inventário físico.
FERRAMENTARIA INTELIGENTE COM TECNOLOGIA RFID e IoT:
A solução implementada envolveu a integração de tecnologias RFID e IoT para automatizar e otimizar a gestão do almoxarifado:
Controle Refinado: Utilizando identificação biométrica (facial ou digital) e autorização para acesso ao almoxarifado, conectadas ao sistema SAP R3.
Baixa Automática: Uma vez retirado o componente, a passagem por um portal de identificação RFID registra automaticamente a baixa do item no sistema.
Alertas de Inventário: Implementação de alertas automáticos para a reposição de materiais essenciais, promovendo eficiência e reduzindo tempos de reposição.
A implantação desta solução não apenas resolveu os problemas de acurácia no estoque, mas também otimizou os processos de trabalho, reduzindo o tempo e o esforço necessários para gestão de inventário, caracterizando um impacto significativo dentro do cenário de manutenção.
Que tal, gostou desta inovação, gostaria de saber mais sobre?
Nos envie um comentário 😉
Comments