Omni Channel: como evitar a indisponibilidade de produtos no estoque?

Tomar algumas medidas que garantam a eficiência e otimização do estoque de sua empresa é fundamental para evitar a indisponibilidade de produtos e o descontentamento por parte do cliente final, principalmente aqueles denominados consumidores Omni Channel.

Mas por que devemos relacionar a gestão de estoque com o Omni Channel? É isso o que vamos ver neste post. Continue lendo até o final e entenda como ambos estão intrinsecamente ligados quando o assunto é atender e garantir a satisfação do cliente.

O que é um consumidor Omni Channel?

Hoje, quando falamos em consumo, vivemos uma nova realidade. A tecnologia trouxe para o mercado novos perfis de consumidores, dentre eles estão os famosos Omni Channel.

A característica principal desses consumidores está relacionada a seu comportamento de compra: cada vez mais dinâmico e conectado aos vários canais, sejam eles físicos ou virtuais.

O consumidor multicanal, é aquele que compra em diversos canais podendo ser em ambientes físicos ou virtuais. A experiência do consumidor através destes diversos canais disponíveis de compras, sejam eles pela internet, televisão ou telemarketing, devem ser padronizados para permitir que a experiência do cliente seja única, não importando o canal escolhido. Isto quer dizer que esse tipo de cliente pode tanto realizar suas compras em uma loja física quanto online. O importante para ele é a experiência única que receberá em todos os canais de vendas.

A compra pode começar por um canal e ser concluída em outro, por exemplo a escolha e o contato físico com o produto pode acontecer em uma loja física, a compra ser concretizada pela web e a retirada em um endereço físico, seja para economizar o custo do frete ou antecipar o prazo de entrega.

O gestor para atender à essa nova demanda dos clientes deve lançar mão de tecnologias para viabilizar esta implementação, já que o principal ponto nesta tendência é a integração entre todos os canais, sem ruptura e plena integração.

Qual a relação existente entre o efeito Omni Channel e a gestão de estoque?

Os consumidores modernos estão cada vez mais se tornando multicanais, muitas vezes realizando pesquisas no ambiente online e fazendo a compra no ambiente físico e/ou vice-versa.

Dessa forma, o efeito Omni Channel faz com que as empresas busquem novas soluções, principalmente tecnológicas, para gerirem seus estoques com mais eficiência e dinamismo, uma vez que os produtos precisam estar disponíveis em vários lugares ao mesmo tempo e nas quantidades e momentos adequados para atender à demanda de clientes.

Um controle de estoque braçal, realizado apenas manualmente, não consegue suprir esse novo mercado de consumidores, que vem crescendo de maneira espantosa. Além do mais, quem não conseguir acompanhar a evolução de um atendimento mais personalizado, tende a perder um grande número de clientes, que acabam se frustrando por não terem suas necessidades atendidas a contento.

O gerenciamento do inventário de um estoque no contexto Omni Channel

O gerenciamento do inventário de um estoque é muito importante, pois é por meio dele que sua empresa mantém o controle dos seus produtos, desde sua identificação, classificação e contagem até a entrada e saída de cada mercadoria.

Uma má gestão durante o processo de inventário pode inviabilizar esta experiência, comprometendo  este processo e macular a imagem da empresa junto ao mercado, afinal qualquer falha, seja na contagem ou mesmo o da baixa de estoque de um produto por falta de gestão pode trazer muitos prejuízos, inclusive a perda de clientes que compram um produto e, na hora de recebê-lo, constataram que ele estava indisponível no estoque.

Um consumidor Omni Channel quando faz a sua pesquisa sobre um produto ou realiza uma compra pelo canal virtual, ele deve ser informado no momento da compra sobre a disponibilidade do estoque. Ele não aceita de forma alguma que a sua empresa no momento de separar o material para entrega não tenha a mercadoria, o que ele quer é receber o benefício de sua compra dentro do prazo.

Como evitar a indisponibilidade de produtos no estoque?

A melhor maneira de evitar que faltem produtos no seu estoque para atender às demandas de vendas é buscar alternativas modernas e eficientes que possam ajudar a automatizar o processo de inventário.

A tecnologia RFID, por exemplo, é uma delas. Essa opção tem se tornado uma das grandes aliadas de muitas empresas para ajudá-las em uma gestão mais inteligente dos seus estoques. Por meio do emprego da tecnologia RFID, é possível organizar de maneira acurada e dinâmica uma quantidade enorme de dados sobre os produtos que se encontram estocados ou em falta, e atualizar em tempo real o estoque da empresa viabilizando que a oferta dos itens em diversos canais obedeçam o critério de disponibilidade.

Investir nesse tipo de tecnologia auxiliará na melhoria da gestão de dados, permitindo um inventário mais acurado do seu estoque e uma logística mais otimizada para apoiar o efeito Omni Channel dentro do mercado atual.

O segredo para uma estratégia Omni Channel mais eficiente: é manter sempre o foco na experiência do cliente no contexto do mercado atual, buscando formas mais inovadoras para gerir o seu negócio como um todo.

Sua empresa já adotou o Omni Channel? Como você vem gerenciando o estoque de sua empresa? Continua passando horas e horas contando manualmente os seus produtos? Já pensou em investir em uma tecnologia mais avançada para realizar esse controle? Compartilhe a sua opinião nos comentários!


inventário simples eficiente rfid estoque

Agora que você já sabe da importância o Omni Channel para a realização de um inventário acurado, que tal baixar nosso material exclusivo? Nele, incluímos várias dicas para te ajudar a realizar o inventário da sua vida! Baixe gratuitamente clicando aqui

A RFID busca sempre trazer o que há de mais novo no mundo tecnológico para você! Disponibilizamos sempre novos artigos, posts e publicações com análises contemporâneas para que você possa se manter atualizado das novas tendências e inovações. Quer conhecer todos as nossas publicações? Acesse aqui 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *