Quais as diferenças entre Beacon Bluetooth e RFID?

Atualmente há várias tecnologias sendo utilizadas no mercado que dispensam o trabalho manual de leitura dos códigos de barra. Aplicativos são desenvolvidos e programados para que esse tipo de tecnologia seja aproveitada de diversas maneiras.

O Beacon Bluetooth, por exemplo, é um dispositivo muito usado nas lojas de varejo, pois emite sinais através do bluetooth conseguindo localizar smartphones em um determinado raio. Aí você pode estar se perguntando: qual o benefício dessa tecnologia? Já imaginou entrar em uma loja e receber promoções, cupons de desconto e vários outros benefícios? É isso que o dispositivo proporciona ao cliente.

Outra tecnologia muito importante para o mercado é o RFID (acrônimo para RadioFrequency IDentificationou, em português, Identificação por Rádio Frequência), que já é muito utilizada e muitos não a conhecem. Esse dispositivo, ao contrário do Beacon, não usa bateria ou pilha, já que funciona com um leitor magnético. Normalmente são etiquetas, no entanto, há também RFID no formato de chaveiros, pulseiras, cartões e outros. Quer saber mais sobre eles? Continue lendo e conheça alguns dos diversos benefícios dessas tecnologias. Boa leitura!

Precisão, personalização e praticidade

A tecnologia RFID além de poder ser aplicada em várias situações, permite acessar dados sem precisar do contato visual, visto que, a leitura é realizada mesmo que a etiqueta esteja dentro de uma embalagem fechada. É um dispositivo muito prático, pois controla acessos, faz identificação de modo fácil e rápido, controla tráfego de veículos, entre outras funções.

Já o Beacon só consegue enviar ofertas aos clientes caso o mesmo autorize isso, de forma expressa, pelo seu aparelho celular, e ainda, mantenha o Bluetooth do aparelho habilitado durante o período da visita ao local com esta tecnologia. Por exemplo, se uma pessoa entra em uma determinada loja com um produto antigo, através de uma consulta em base de dados da ficha desse cliente através do sensor é possível disparar uma mensagem sugerindo a compra de um produto mais atualizado e compatível tecnologicamente com um que já tenha sido adquirido anteriormente.

O RFID possui incontáveis possibilidades, contudo, algumas delas se destacam: a melhoria nos processos com a redução de tempo e de mão de obra, além da possibilidade  do uso desta tecnologia para a prevenção de furtos e a localização de objetos em lugares inacessíveis.

Facilidades no rastreamento de localização para marketing direto

Nesse quesito, o Beacon Bluetooth leva uma aparente vantagem.

Quando o cliente está dentro da área coberta pelo Beacon, ele começa a receber campanhas de marketing das lojas, com descontos e novidades de forma massiva, sem nenhum critério, o que pode acabar por incomodar e aborrecer o cliente.

O RFID não faz esse marketing agressivo e direto, muito pelo contrário. Ele coleta informações do cliente sempre que o mesmo visita o espaço monitorado, guardando informações como gênero, tamanho, preferências de cor e estilo e idade traçando um perfil comportamental de consumo do cliente para que, então, a equipe de marketing da loja possa planejar campanhas e direcioná-las assertivamente ao mesmo, utilizando diversos canais de comunicação.

Controle de estoque

Já no controle de estoque, a vantagem total é do RFID. Este controle no varejo, seja ele automático via RTLS ou por coletores portáteis emprega-se à tecnologia RFID, em função de suas etiquetas com chip terem diversas apresentações e acabamentos, se adaptando bem às mercadorias. Aquele método de colocar funcionários para fazer a contagem de produtos já ficou no passado, não é mesmo? Com tantos avanços tecnológicos seria retrocesso utilizar métodos tão manuais e longos.

Com o RFID, etiquetas são inseridas em todos os produtos e através de ondas de rádio é possível ter um relatório de todo o estoque, evitando erros e a perda de tempo. Não há dúvidas sobre as vantagens de investir e implantar a tecnologia RFID, concorda?

Substituição de código de barras

Nas indústrias, por exemplo, etiquetas RFID são colocadas em todos os produtos e o leitor consegue ler uma quantidade expressiva de tags simultaneamente sem a necessidade de contato visual e/ou físico, sendo assim, por exemplo, um caminhão carregado de caixas poderá ser lido de forma rápida e confiável.

No dia a dia, poderíamos citar, por exemplo, um mercado inteligente: imagine fazer compras e poder passar o carrinho carregado em um caixa inteligente onde haverá a leitura dos itens e sua soma e o pagamento ser realizado conforme prévia escolha do cliente, evitando perda de tempo no caixa passando produto por produto. Com a tecnologia RFID isto é possível.

Afinal: Beacon Bluetooth ou RFID?

São tecnologias inovadoras que funcionam como poderosos sistemas de aquisição de localização em tempo real. Além de otimizar o tempo, os dispositivos têm a vantagem de eliminar intervenções manuais proporcionando mais eficiência e produtividade para a empresa, cada uma com sua particularidade e um emprego. Em suma, a escolha é em função do objetivo do cliente, pois, na verdade, são tecnologias complementares e não substitutivas.

Você curtiu esse post sobre as tecnologias RFID e Beacon Bluetooth? Então continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “O que são etiquetas inteligentes RFID e como utilizá-las” e saiba mais sobre o assunto!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *