Quais são as diferenças entre código de barras e RFID

RFID, em inglês Radio Frequency Identification, que significa Identificação por Rádio Frequência, é um método de leitura e captura de dados que utiliza ondas de rádio frequência para identificar produtos ou mesmo rastrear determinado item.

A tecnologia tem substituído o trabalho manual de leitura dos tradicionais códigos de barra, possibilitando um maior armazenamento de informações e consequentemente maior controle como, por exemplo, código do produto e características do item, ordem de produção e número de venda.

Mas quais seriam as principais diferenças entre o código de barras e RFID? Continue a leitura e saiba mais!

Código de barras e RFID: quais as diferenças?

A implementação da tecnologia RFID é um método que utiliza de frequência de ondas de rádio para a captura de dados e posterior tratamento das informações. O armazenamento e recuperação ocorre de maneira remota através das etiquetas RFID.

No caso do uso de código de barras, a leitura é feita por leitor óptico, que percorre todos os códigos e transfere para um computador as informações capturadas que, por sua vez, converte-os em letras ou números legíveis.

Mas quais seriam as principais diferenças entre código de barras e RFID? Vejamos:

Rapidez

Em uma contagem de estoque, a utilização da tecnologia RFID possibilita maior eficiência quando comparado a utilização de código de barras.

O antigo método de colocar funcionários para fazer a contagem dos itens em estoque já faz parte do passado. Com o RFID, as etiquetas são colocadas em todos os produtos e, através das ondas de rádio, é possível ter um relatório preciso de todos os itens, evitando erros e perda de tempo.

Serialização

A utilização de etiquetas RFID possibilita que cada item tenha sua própria etiqueta, o que ajuda na hora do controle e rastreabilidade.

Já na utilização de código de barras, todos os itens passam a ter o mesmo código. Ou seja, produtos idênticos têm o mesmo código de barras. No caso da etiqueta RFID, cada item será único.

Precisão

A utilização da tecnologia RFID oferece maior precisão na contagem de estoque em grande escala. Isso porque o RFID é seriado, ou seja, cada produto tem sua própria etiqueta, o que não acontece com o uso de código de barras.

Armazenamento de informações

A implementação de etiquetas RFID possibilita um armazenamento de informações muito maior do que o do código de barras. 

A tecnologia RFID possui uma memória que pode ser utilizada para armazenar qualquer informação e em maior número. Além disso, a utilização da tecnologia de rádio frequência possibilita regravar informações, já o código de barras apenas pode ser lido.

Benefícios 

Não há dúvidas que a tecnologia RFID vem se tornando cada vez mais presente no universo dos negócios. Basicamente, sua composição se resume a uma antena ou  transceptor e um transponder ou etiqueta RF.

A aplicação da tecnologia RFID facilita o controle de mercadorias de toda a cadeia de suprimentos, oferecendo o monitoramento desde a produção até o ponto final da distribuição. No entanto, sua aplicação não se limita a isso. Pode ser utilizada no controle do tráfego de veículos, na identificação de pessoas e objetos, no rastreamento animal, entre outros.

Pensando nisso, levantamos alguns benefícios do RFID em relação ao código de barras:

  • maior capacidade de armazenamento de dados;
  • pode ser reutilizado, maior vida útil;
  • leitura simultânea de várias tags;
  • a etiqueta pode ser interna, ou seja, dentro do material, caixa ou embalagem;
  • localiza itens em movimento: pessoas, animais, veículos, etc.

É importante destacar que apesar de o código de barras ser gerado internamente, há uma maior possibilidade de ser danificado (atrito, umidade, etc.), perdendo a capacidade de ser lido pelo leitor. Diferentemente da tecnologia RFID, que permite uma leitura em massa e sem riscos de perdas de informações, já que utiliza ondas de rádio para a captura e armazenamento dos dados.

Conseguiu entender as diferenças entre código de barras e RFID? Que tal então deixar seu comentário nos campos abaixo? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *