Tecnologia: conheça 5 empresas que usam RFID

A tecnologia RFID vem sendo estudada e aprimorada para prover soluções para as empresas. Ela trouxe automatização para os processos de estoque, controle de acesso em eventos, identificação de produtos, entre outros. A utilização dessa tecnologia provê redução de perdas (furtos, extravios, defeitos) para as empresas.

Conheça 5 empresas que usam RFID:

1.    Thyssenkrupp

A Thyssenkrupp utiliza RFID para agilizar o processo de embarque de placas de metal. Cada placa possui uma etiqueta RFID. Ao embarcar essa placa no navio, o leitor lê o código RFID dessa placa e envia os dados dela para o sistema do porto. Dessa forma o sistema sabe as informações de peso, material e que a placa está dentro do navio. Essa tecnologia agiliza o processo de embarque, evitando assim que o navio fique parado por muito tempo no porto.

2.    Rock in Rio

O Rock in Rio também aderiu a tecnologia de RFID para suas pulseiras que contém as informações de quem comprou a entrada para o evento, substituindo os ingressos convencionais. Essas pulseiras possuem um chip RFID e cada uma delas tem uma identificação única. Ao chegar na portaria do evento, basta passar a pulseira no leitor que ela será lida e validada, liberando o acesso ao evento.

3.    Coca Cola

A Coca Cola está utilizando o RFID em seu dispenser para ofertar em uma só máquina mais de 100 bebidas diferentes. Não é uma máquina de latinhas comum, a bebida é preparada na hora, conforme a escolha do cliente. O cliente escolhe a receita da bebida que quer e também pode fazer misturas, por exemplo, acrescentar suco no refrigerante.

A tecnologia permite a identificação de 30 ou mais cartuchos e pode verificar a quantidade de sabor dentro de cada um. Ela também permite a transmissão dos dados de volta para a Coca Cola indicando quais bebidas estão sendo mais consumidas e em qual momento esse consumo está acontecendo, além de informar qual ingrediente está acabando.

4.   Biblioteca do MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro)

A biblioteca do MAR implantou o sistema de RFID para gerenciamento de seu acervo. Foram instaladas etiquetas de dupla face entre as páginas dos livros. As etiquetas possuem todas as informações sobre os livros gravadas no chip e facilitam o empréstimo via sistema.

Além disso, as portas de entrada e saída possuem portais capazes de detectar a movimentação de livros que não foram emprestados, evitando furtos. A implantação dessa tecnologia aumentou a segurança da biblioteca e otimizou o sistema de empréstimos.

5.    Convenção Rotary

Na Convenção Rotary foi utilizada a tecnologia de sistemas de localização em tempo real (RTLS) que permite o rastreamento e identificação da localização de objetos ou pessoas. Os participantes do evento receberam credenciais com um chip RFID que possibilitou o controle de entrada e saída das pessoas do evento, além de coletar informações de quantos participantes estavam no local, quais palestras estavam assistindo e o tempo de permanência de cada um em cada ambiente.

A tecnologia RFID vem para agregar inteligência aos processos e auxiliar na gestão tornando-a acurada e precisa. Hoje é uma tendência o emprego da tecnologia nos processos, sejam eles industriais, comerciais ou serviços já que com esta tecnologia a informação além de precisa é rápida permitindo com isso interferências ágeis para sua melhoria.

Quer conhecer mais soluções de implantação do RFID? Deixe sua pergunta nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *