Veja como otimizar seu processo logístico para ajudar a reduzir custos

otimizar processo logístico rfid rtls inventário gestão estoque

Quando o assunto é diminuição de custos, o processo logístico da empresa tem muito a contribuir, já que costuma demandar recursos financeiros, de tempo e de mão de obra consideráveis. E se levarmos em conta os negócios de e-commerce, tanto os exclusivos do meio quanto os realizados em paralelo com as operações físicas, o impacto da logística se torna ainda mais expressivo, pois eles possuem grande dependência de estoques e serviços de entregas.

Ou seja, otimizar a gestão e os processos logísticos traz economia para a empresa de diferentes formas, desde a diminuição de desperdícios de combustíveis até a redução de gastos com armazenagem de produtos.

Para lhe ajudar a otimizar seu processo logístico e reduzir seus custos, separamos a seguir algumas dicas, orientações e exemplos de tecnologias que podem melhorar a sua logística. Confira!

Foque em organização e controle

Um fator importante para uma empresa ter sucesso em seus resultados é a organização do seu processo logístico. Por isso, é necessário traçar planos que delimitem o fluxo de atividades e as funções e responsabilidades de cada colaborador na área, além adotar ferramentas de gestão que auxiliem no controle e monitoramento desses pontos.

Com um bom acompanhamento, o fluxo de ações pode ser potencializado e os processos dos departamentos ligados à logística agilizados.

Adote tecnologias de automatização e gestão

Para melhorar ainda mais os processos internos da área, é importante adotar tecnologias de automatização de tarefas repetitivas, mecânicas ou manuais. Isso permite liberar os colaboradores para atividades que realmente agreguem valor ao setor, especialmente as que exigem análise, pensamento crítico e relacionamento com o cliente.

Isso pode melhorar também o serviço ao consumidor, agilizando processos e otimizando as entregas. Consequentemente, a lucratividade e qualidade dos serviços tende a aumentar.

Foque na otimização de entregas

A otimização de entregas também pode ser obtida por meio de processos analíticos e planejamento táticos/ estratégicos. Por exemplo, na delimitação de rotas é importante projetá-las tendo por base:

  • os meios de transporte utilizados, seus custos, vantagens e desvantagens;
  • as embalagens dos produtos;
  • a existência de pedágios, viadutos (por conta da altura do caminhão), semáforos, quebra-molas, tartarugas, escolas (pois é necessário reduzir a velocidade), limites de velocidade etc.;
  • as habilidades e capacidades dos motoristas;
  • condições da estrada e do tempo meteorológico.

Todos esses pontos impactam na agilidade e nos prazos das entregas, podendo afetar a satisfação do consumidor.

É vital também manter a consistência dos deslocamentos e entregas, pois grande variação neles pode indicar gargalos (principalmente quando o envio é mais demorado).

É essencial mensurar o tempo e os deslocamentos, para isso vale a pena utilizar softwares de monitoramento de frota que entreguem informações e relatórios sobre tempo de cada trajeto, melhores vias para tráfego, performance dos motoristas etc.

Invista em integração de processos

É importante investir na integração de processos dos diferentes departamentos da área de logística, como compras, estoque, entregas etc. Dessa forma, dá para se diminuir o número de erros, retrabalho, inconsistências de dados entre setores e outros problemas.

Nesse caso, é indicado adotar uma tecnologia aplicada à logística que permita a administração integrada de processos ou da área toda, como sistemas de gestão próprios para o segmento ou módulos de transporte e logística em sistemas ERP (Enterprise Resource Planning).

Estude o layout de movimentação de materiais do estoque

Estude o layout de movimentação de materiais de estoque para ajustá-lo de forma otimizada à sua infraestrutura e aos métodos de trabalho da empresa.

É importante identificar como os itens comprados são armazenados e depois utilizados em processos ou comercializados, avaliando possíveis gargalos. Entre os mais comuns, temos materiais parados por muito tempo e quebra ou vencimento de produtos por um método falho de giro de estoque.

Para ajustar no controle dos itens, é indicado o uso de uma solução de controle de estoque e inventário inteligente. Alguns sistemas do tipo permitem, com o uso de leitor portátil, a leitura de todas as etiquetas dispostas no estoque sem que seja preciso direcionamento visual ou contato físico. Também há sincronização instantânea com o software de gestão.

Essa tecnologia facilita a gestão do estoque, pois melhora o controle e o levantamento de dados.

Uma boa gestão da logística da empresa permite otimizar processos, além de reduzir custos e desperdícios. Isso sem falar no aumento da satisfação dos clientes, pois fluxos mais eficientes se convertem em entregas mais rápidas, com menos problemas nos produtos e maior eficiência no consumo de recursos (combustível, tempo, esforço etc).

Quer receber mais conteúdo sobre como otimizar o processo logístico da sua empresa? Siga-nos nas redes sociais (Twitter, Facebook) e fique por dentro de nossos posts!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *