Core Business: por que conhecê-lo aumentará a sua produtividade?

Definir o Core Business de uma empresa é o ponto crucial para o crescimento dos negócios. Ele é a parte central de uma organização e, por isso, deve ser definido estrategicamente, a fim de expandir e manter as vantagens competitivas.

O erro de muitos gestores é definir equivocadamente o Core business, ou não dar a devida atenção para tal, levando à ineficácia da utilização dos recursos do negócio, além de impossibilitar que o gestor possa conhecer seus concorrentes e aplicar estratégias bem estruturadas.

Mas o que é o Core Business de um negócio? Qual a importância para um contínuo crescimento? Acompanhe!

O que é Core Business?

Assim como o escopo de um projeto, o Core Business define quais as atividades e/ou serviços são o foco de atuação da empresa. Basicamente, o ele define a empresa e o seu foco de atuação.

Isso significa que é fundamental que o gestor conheça o Core Business do seu negócio e que tome ações que potencializem essa área, focando em conseguir o máximo de resultados com investimentos mais precisos.

Geralmente, a identidade de um negócio é composta por visão, missão e valores, mas há quem opte por um quarto pilar, o Core Business. Mas atenção: ele não é o mesmo que ramo de atividade. Algumas vezes, mesmo empresas concorrentes no mercado podem enxergar seu Core Business de maneiras diferentes. 

Qual a importância do Core Business para os negócios?

Na ânsia de ampliar horizontes e as frentes de trabalho, muitas empresas acabam abraçando mais coisas do que deveriam (clientes, produtos, atividades) e gastam tempo e outros recursos em processos que não oferecem retorno significativo.

Por isso, a definição de Core Business é tão importante. É preciso identificar quais atividades são o foco principal da organização e, por isso, merecem maior atenção e investimento daquelas que estão fora do campo de atuação, muitas vezes, podendo ser terceirizadas.

É essencial que o gestor foque no Core Business da empresa, potencializando seu foco e, consequentemente, a produtividade. Ao conhecer sua área de atuação, é possível fortalecer a posição estratégica da companhia, porque o bom nível de especialização das atividades que realmente oferecem bons rendimentos aumenta as chances de sucesso.

Qual é a relação entre o Core Business e o aumento da produtividade?

Ao identificar o Core Business do negócio, é possível terceirizar as atividades que não trazem bons retornos. Isso garante maior atenção ao que realmente importa, ou seja, quanto mais se investe no Core Business, mais valor será produzido.

A forma mais eficiente de uma empresa crescer é justamente agregando valor. Logo, o principal investimento que deve ser feito é sempre no Core Business. 

Estudar o mercado e conhecer os processos produtivos são tarefas que precisam fazer parte do dia a dia de qualquer organização. É por meio da identificação desses dados que é possível realizar uma análise mais aprofundada para compreender o que pode ser feito para promover melhorias em processos, técnicas ou atividades que compõem o Core Business.

A ideia do Core Business é buscar o crescimento contínuo dos negócios e, assim, potencializar as áreas de maior valor e que, consequentemente, geram maior produtividade.

Nosso post foi útil? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário no post e responderemos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *