Sistema de localização em tempo real: quais as aplicações?

Real Time Location System (RTLS) ou, em português, sistema de localização em tempo real é uma tecnologia que tem como objetivo monitorar e localizar itens, tanto objetos quanto pessoas e até mesmo animais, de maneira precisa e em tempo real.

Por se tratar de uma novidade preparamos este post para ajudar você a compreender o RTLS e os benefícios que seu uso pode trazer no meio empresarial. Então, não deixe de ler até o final para não perder nenhuma parte essencial!

Afinal, como funciona a localização em tempo real?

A tecnologia de localização em tempo real possibilita o rastreamento e posicionamento exato de um objeto, ou mesmo pessoas, em tempo real — como o próprio nome se refere.

Para isso acontecer, o objeto a ser rastreado deve receber uma etiqueta (ou tag) eletrônica de RFID e para que a sua leitura e identificação aconteçam, em tempo real, devem ser instaladas antenas (ou leitores) de RFID no local onde o item será acondicionado.

Assim, as antenas recebem os sinais emitidos pelas tags, os lê e os analisa utilizando-se de dados como trilateração, multilateração e triangulação para, então, determinar a localização do objeto que foi etiquetado.

A grande inovação recente do RTLS foi o emprego de tags passivas de RFID tornando-se, assim,  uma solução de baixo custo, podendo ser amplamente utilizado por diversos segmentos do mercado.

Quais são as aplicações e segmentos beneficiados?

Os sistemas de localização em tempo real são extremamente úteis para os setores logísticos de uma empresa, principalmente no contexto operacional de indústrias, linhas de montagem, gestão de mercadorias ou até mesmo para controle de acesso.

Imagine, como exemplo, o estoque de uma indústria. Geralmente se trata de uma série de produtos empilhados em um grande armazém. Nesse cenário, a falta de ciência e controle na gestão desses itens pode causar inúmeros problemas, impactando até mesmo nos resultados financeiros.

Com o emprego de um sistema de localização, todos os produtos são rastreados em milissegundos, o que proporciona oportunidades para aperfeiçoar a produção, as operações de compra de matérias primas, os processos de vendas e processos logísticos, que resultam em maximização de lucros e redução de custos.

Agora, imagine uma cadeia de lojas onde, através de uma plataforma web, é possível checar, em tempo real, o estoque, volume de vendas e até mesmo a disposição das mercadorias em expositores dentro cada uma das lojas? Com o RTLS isso é possível!

Mas não é só na indústria e no varejo que o RTLS pode ser utilizado. O sistema para monitoramento e localização em tempo real é totalmente aplicável também a outros segmentos como saúde e eventos, o que faz dele uma incrível ferramenta para que empresas dos mais variados setores obtenham vantagem competitiva no mercado.

Como o sistema evoluiu nos últimos anos?

Esse sistema passou por uma grande evolução nos últimos 8 anos tornando-o mais acessível e aproximando-o dos mais diversos setores empresariais.

Ao invés de utilizar exclusivamente a tag ativa, o sistema passa a utilizar, também, a tag passiva, o que permite não somente que seja implantado em ambientes fechados como também reduziu o seu custo de implementação proporcionando um alto custo-benefício (ROI).

No mercado brasileiro, este sistema e sua tecnologia estão bem consolidados e garantem às empresas um cuidado adicional em termos de produtividade e precisão, com otimização da gestão de estoques e logística.

E então, o que você achou desse post sobre a tecnologia de localização e monitoramento em tempo real? Sua empresa já utiliza? Caso tenha gostado, não se esqueça de curtir a RFID Brasil nas redes sociais — Twitter e Facebook — para conhecer mais sobre nossas soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *