Tecnologia em hospitais: uso de RFID para melhorar a eficiência

A tecnologia tem estendido suas aplicações e beneficiado inúmeras áreas, com destaque para o setor da saúde. Isso porque reduzir custos e aumentar a produtividade são pilares para o crescimento de qualquer empresa dentro do conceito indústria 4.0, mas no caso de hospitais são tópicos de prioridade e uma questão de sobrevivência.

A tecnologia RFID vem sendo utilizada para controlar a movimentação de itens, monitorar a temperatura e ainda ampliar a capacidade de controle de recursos próprios ou terceirizados. Não há dúvidas que a área da saúde precisa rever processos e investir em tecnologias capazes de aumentar o controle e gerar mais segurança.

No entanto, a criação de métodos automatizados de controle com RFID tem sido a grande solução. Vejamos algumas aplicações da RFID na área da saúde e como esta tecnologia tem transformado o setor. Acompanhe!

Controle de bolsas de sangue

A tecnologia RFID (em inglês, Radio-Frequency Identification, ou, em português, Identificação por Radiofrequência), tem ajudado a otimizar a rotina de hospitais e o controle de bolsas de sangue.

Por meio de etiquetas e leitores de radiofrequência é possível identificar todo o ciclo do sangue, desde o processo de coleta até a transfusão do paciente e o descarte da bolsa.

O uso da tecnologia em hospitais gera maior segurança em casos de emergência e melhor controle do estoque como, por exemplo, em hemocentros.

Com o método RFID todo o controle de bolsas de sangue passa a ser automatizado. Muitos hemocentros e hospitais ainda utilizam o controle por meio de códigos de barras, o que nem sempre gera um controle exato do estoque real em relação ao estoque do sistema.

Controle de movimentação de itens

Controlar a entrada e saída de mercadorias de maneira eficiente, automatizada e inteligente não é uma tarefa tão simples como parece, principalmente em ambientes hospitalares.

O uso de RFID em hospitais permite um melhor controle e a customização de acordo com a demanda, oferecendo uma melhor gestão de itens cirúrgicos e prontuários médicos, além do uso para controle de medicamentos e armazenamento de materiais ao longo de toda cadeia de abastecimento.

Controle de pacientes

O uso da tecnologia RFID para hospitais ainda é recente no Brasil, mas sua aplicação está se difundindo e já encontra um grande campo de aplicação.

O uso de tags de RFID localiza, em tempo real, pacientes, equipamentos e equipe de apoio. A tecnologia em hospitais permite uma melhor gestão no atendimento ao paciente, possibilitando documentar todos os procedimentos e gerenciar com maior eficiência.

Todo o processo oferece mais qualidade, segurança ao paciente e redução de custos. A tecnologia RFID permite efetuar a rastreabilidade em hospitais por meio do monitoramento e controle de dados de pacientes, medicamentos e insumos.

A partir de um sistema de gerenciamento automatizado, tem-se o controle efetivo do quadro de pacientes, por exemplo, no monitoramento de medicamentos para determinado quadro clínico.

A implementação da tecnologia RFID permite uma maior visibilidade em tempo real do que acontece no ambiente hospitalar, criando rotinas mais eficientes, reduzindo os tempos de espera e assim melhorando os resultados com a otimização do uso dos espaços.

Controle de materiais alugados

Com o emprego da tecnologia RFID nos materiais que são alugados, por exemplo: enxoval, instrumental cirúrgico, material de consumo, é possível de forma acurada regular o volume de entrada e saída destes materiais e faturar efetivamente o consumido. Com isto se é possível ter uma redução de custos na ordem de 25%, pelo simples fato de não mais se estocar materiais de forma inadequada.

Nesta vertente também é possível o controle de mão de obra terceirizada já que se é possível o monitoramento e efetividade dos setores atendidos e controle da prestação de serviços.

Gostou do nosso conteúdo? Siga a RFID Brasil nas redes sociais! Acompanhe nosso Twitter, Instagram e Facebook e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *